No seguimento da Portaria n.º 221/2012 decretada em Diário da República, os Centros de Inspeção Automóvel devem dispor de um equipamento ótico de reconhecimento de matrículas. Este equipamento deve permitir a respetiva leitura e integração automática no software utilizado.
Tendo esta legislação em conta, é necessário a este tipo de instituições preparar-se devidamente para estas alterações. Dessa forma, a aquisição de um sistema de reconhecimento de matrículas deve ser uma escolha que implica uma forte análise das soluções oferecidas pelo mercado.
A que características devem obedecer os equipamentos?
De acordo com o Artigo 5.º da Portaria n.º 221/2012, os Centros de Inspeção Automóvel “devem dispor de equipamento ótico de reconhecimento do número de matrícula, inscrito na chapa de matrícula dos veículos, que permita a respetiva leitura e integração automática no registo informático da inspeção.”
Este equipamento deve obedecer a um número de características, sendo elas:
- Um sistema de câmaras fixas, instalado nas linhas de inspeção, que permita identificar devidamente o veículo
- “Registo fotográfico da matrícula do veículo e o reconhecimento do respetivo número de matrícula, no momento em que é realizado o ensaio de travagem, ou durante a passagem do veículo no frenómetro, no caso de reinspeção que não inclua o ensaio de travagem”;
- Um “programa informático de processamento de imagem e de dados que permita a integração com o sistema de registo informático do CITV”;
- O “registo da data e hora inserido no registo fotográfico da matrícula”.
A solução que precisa
A IDONIC dispõe de uma solução de reconhecimento de matrículas da mais elevada qualidade, preenchendo desta forma os requisitos da nova legislação.
O software IdPark apresenta uma excelente relação qualidade/preço e trata-se da opção ideal para aqueles que pretendem efetuar um controlo dos centros de inspeção. Este software permite a visualização e registo das imagens captadas, matrícula reconhecida e data hora registadas pelas câmaras de reconhecimento, devidamente posicionadas para o efeito.
Podemos assegurar também que as câmaras de reconhecimento de matrículas utilizadas se encontram devidamente certificadas e capacitadas para atingir os objetivos de segurança, reconhecimento de matrículas e gestão pretendidos. A rapidez da captação da imagem e a sua respetiva integração no software irão revelar-se uma mais-valia para o centro de inspeção. Dessa forma, garante que o mesmo cumpre a legislação em vigor e mantém uma base de dados atualizada, com consulta de informação em tempo real.
Com a emergência de suprir esta necessidade sentida pelos centros de inspeção, a IDONIC encontra-se ao dispor para qualquer questão ou esclarecimento adicional.